14.5.14

Bolo de manteiga com morangos assados/ Roasted strawberries butter cake



Este foi o bolo que fiz para celebrar o dia da mãe, um dia especial merece um bolo feito com muito carinho. Não podia ter ficado mais contente com o resultado, a frescura dos morangos caramelizados combina muito bem com a massa fofa e rica…a minha mãe gostou muito e para mim essa foi a melhor parte do dia!

This was the cake I made for mother’s day; a special day deserves a special cake baked with love. I couldn’t be more pleased with the result, the caramelized strawberries really worked with the rich batter…my mother loved it and for me that was all that I was aiming for!




{recita bimby} / {thermomix recipe}
Para o Bolo (receita do livro base bimby) / Cake (recipe from bimby book):
4 ovos / 4 eggs
180gr açúcar / 180gr sugar
200gr de manteiga / 200gr butter
200gr farinha / 200gr flour
1 colher de chá de fermento / 1 teaspoon baking powder
Para os morangos assados / Roasted strawberries:
1 kg de morangos / 1 kg strawberries




Preparação:
1-Lavar, arranjar e cortar os morangos em metades. Colocar os morangos num tabuleiro (sem nada) e levar ao forno a 200ºC cerca de 30 minutos. Retirar do forno e esmagar com um garfo até se desfazerem e formarem uma espécie de puré.
2-Bolo: Com a borboleta na lâmina bater o açúcar, os ovos e a manteiga durante 3 minutos, temperatura 37ºC na velocidade 3.
Adicionar a farinha e o fermento e misturar durante 10 segundos na velocidade 3.
3-Transferir a massa para uma forma forrada com papel vegetal. Colocar o puré de morangos (reservar 1/3 para a cobertura) e marmorear ligeiramente. Levar ao forno durante 30 minutos a 180ºC.
4-Retirar do forno e cobrir com os restante puré, decorar com crumble ou granola


Method:
1-Cut the strawberries in half and place them in an oven tray, roast at 200ºC for 30 minutes. Remove from the oven and mash the strawberries with a fork.
2-Cake: whisk the sugar, the eggs and the butter for 3 minutes at 37ºC at speed 3.
Add the flour and the baking powder and set 10 seconds at speed 3.
3-Place the cake batter in a cake tin lined with baking powder. Place the mashed strawberries on top (save 1/3 of the strawberries for the cake top). Bake in the oven for 30 minutes at 180ºC.
4-Remove from the oven, top it the strawberries and finish it with some crumble or granola.

15 comentários:

  1. Adorei este bolo. Vou levar a receita ;)

    ResponderEliminar
  2. Ter a mãe a elogiar algo que fazemos com carinho é a "cereja no topo do bolo"! O bolo ficou lindo, e que bom que deve ser!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Que mãe sortuda! A minha ainda teve que me levar a almoçar com ela LOL!

    ResponderEliminar
  4. Lindo o teu bolinho, Ana! Deve ser uma delícia!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorei a confecção deste bolo! Diferente e com um ar muito apetitoso :)

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Querida Ana,
    Acredito que a tua mãe tenha adorado, pois eu estou a salivar com esta maravilha!!!
    Além de lindo, só pode ser mesmo delicioso!
    Beijinhos querida,
    Lia.

    ResponderEliminar
  7. A minha mãe está no Alentejo mas nesse dia e enquanto faço o meu bolinho (de mãe de 4) é também nela que penso e me inspiro....Ficou lindo o teu Ana, muito gracioso,

    beijinho e até segunda!

    ResponderEliminar
  8. A minha irmã até suspirou ao ver a foto, está com um aspecto delicioso e umas cores lindas.
    Bj

    ResponderEliminar
  9. Adoro morangos assados e tenho a dizer que este bolo me parece maravilhoso... :)

    ResponderEliminar
  10. Aiiie que bom aspecto! Eu acho que o comia a comer mesmo antes de o cozer :) Tenho este vicio de adorar a massa crua!

    ResponderEliminar
  11. Que cores lindas :) Ficou bem ao estilo do mês de Maio, primavera e mês da mãe :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que bolo lindo! E para mim, que sou fã de morangos... saem 2 fatias! ;)
    Bjs

    ResponderEliminar
  13. Que bolo tão bonito, Ana! Adorei! Nunca fiz com morangos assados mas estou muito tentada a experimentar :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  14. Uau Ana!
    Neste momento só penso, que mãe sortuda :)
    Ficou lindo, adoro o marmoreado com morangos e as fotos que lindas.
    Um beijinho.
    (temos é de fazer um piquenique!)

    ResponderEliminar
  15. Que lindo bolo... aspecto magnifico!
    Adoro morangos e esse swril com o puré ficou divinal :)

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar

Obrigada por visitar o meu blogue!